As Nações Estrela Brilhante de Igarassu e Leão Coroado comemoram seus aniversários dia 8 de dezembro !
Um pouquinho da História de Igarassu:
As origens do Maracatu Estrela Brilhante de Igarassú, o maracatu mais antigo do Brasil em atividade, remontam a Ilha de Itamaracá, onde foi registrado, pelo inglês Henry Koster, no inicio do Século XIX, uma Coroação do Rei do Congo com a presença do vigário da paróquia.
Os escritos do inglês confirmam os relatos de Maria Sérgia de Santana, a Rainha Mariu, matriarca do Maracatu, nascida em 1898 e falecida em outubro de 2003, aos quase 105 anos de idade.
Confira mais no site da própria Nação:
http://www.estrelabrilhantedeigarassu.com.br/
a
a
a
Um pouquinho da História do Leão Coroado:
A data de fundação do Maracatu Nação Leão Coroado é plena de simbologia. Dia 8 de dezembro, data comemorativa dos festejos de Nossa Senhora da Conceição, para os católicos; data de Iemanjá, para o culto nagô; data também das celebrações de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, sendo todo esse leque de comemorações o legado do nosso sincretismo religioso. É uma data, enfim, de grande orgulho para todos os integrantes do Leão Coroado.
Mais difícil de precisar é o ano da fundação do Maracatu. O mais aceito, sendo o que figura no estandarte da Nação, é 1863, mas durante um certo tempo, cogitou-se a possibilidade do ano real da fundação do Maracatu ter sido em 1852. Qualquer que tenha sido a data, o Leão Coroado é hoje o Maracatu mais antigo em contínua atividade desde sua fundação.
Hoje, a custo de muito esforço, o Leão Coroado mantém-se sob a liderança aberta, participativa, porém disciplinada de Afonso Aguiar, o homem que entrou para a seita e para o Maracatu por escolha dos orixás. Coroado seja o Maracatu de tanta vitalidade e história, ícone valioso da cultura popular brasileira.
Leia mais em: http://www.leaocoroado.org.br/
PARABÉNS AS DUAS NAÇÕES!
Muito obrigada, pela força e resistência que mantém a cultura viva até hoje!
Aqui em São Paulo também tem comemoração: O Maracatu Ilê Aláfia completa 10 anos hoje!
O grupo foi criado em 1999, como parte do projeto de extensão cultural do CDC Leide das Neves, da ACM São Paulo. Formado por crianças, adolescentes, terceira idade e famílias, o Maracatu resgata e valoriza a cultura afro-brasileira por meio de manifestações populares.
Sem distinção de raça e cor, o grupo de Maracatu Ilê Aláfia surgiu na ACM São Paulo em 1999 com o intuito de resgatar as raízes afro-brasileiras. O projeto faz parte do Programa Núcleo Sócio Educativo Leide das Neves, conhecido como Casa Aberta, que, por meio de manifestações da cultura popular brasileira, proporciona à população inclusão social, conhecimento e informação.
Ilê Aláfia significa Casa da Felicidade. Que assim seja por longa data ! Parabéns Ilê !
Se quiser saber mais:
É importante lembrar que o Ilê (ou Ilé, como falam alguns integrantes do grupo) também faz parte do Projeto Maracatu.org.br, portanto, para saber mais vá em ilealafia.maracatu.org.br !
Veja também o outro site do Ilê Aláfia, que o Lelo, nosso parceirão, vem tocando já a algum tempo… http://www.maracatuilealafia.com.br/
Gente, parabéns aos Maracatus Estrela e Leão, e ao Ilê, lembrando que o Ilê também tem um site dentro do Maracatu.Org.Br.
Confiram o site !!! Muito Bacana:
http://ilealafia.maracatu.org.br/
Abraços !
Vc é bem rapidinha né Belisa……gostei… rsrs. Parabéns o post ficou muito ótimo!
Vida longa as nações de maracatu! ! !
Só um pergunta, a foto que ai está não é da Nação Estrela Brilhante do RECIFE?
Abraços!