O Maracatu se espalha pelo mundo
O mais antigo maracatu de Pernambuco vai levar para o outro lado do planeta a dança e o batuque que emocionam os pernambucanos há quase um século e meio. É o maracatu Leão Coroado, do mestre Afonso, do rei Lúcio, do porta-estandarte Ednaldo e da rainha Gilene.
Maracatu Leão Coroado representa Brasil no Timor Leste
Díli, capital do Timor Leste – único país de língua portuguesa na Ásia – recebe a partir do sábado (31) o Mês Cultural do Brasil em Díli. O evento é promovido pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil e busca divulgar a cultura nacional por meio de apresentações e oficinas ligadas à gastronomia, capoeira, teatro, artesanato, música e literatura. O Ponto de Cultura Maracatu Leão Coroado, de Pernambuco, é um dos grupos presentes na iniciativa.
Ao todo, 90 artistas e grupos culturais do Brasil estarão presentes no festival. ALém do Leão Coroado, outros destaques do evento são Orquestra Experimental de Câmara (PE), o Ilê Aiyê (BA), e o Cordão do Boitatá (RJ); os DJs Daniel Cohen (SP), Eduardo Lima (PE) e Chico Correa (PB); os atores e grupos teatrais Luiz Carlos Vasconcelos (PB), Teatro que Roda (GO) e Pia Fraus (SP); a “chef” de cozinha Patrícia Bon (DF); o fotógrafo João Paulo Barbosa (DF); artesãos do Ceará; capoeiristas brasileiros residentes na Indonésia e na Austrália; e os escritores Ziraldo, Luiz Ruffato e Marçal Aquino.
Matérias Disponíveis em: